DO INDIVÍDUO AGENTE À UNIDADE DO MÚLTIPLO: A SUBSTÂNCIA EM LEIBNIZ
Cadernos Espinosanos n. 39 (2018) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
Autor: Vítor Beghini
Resumo:
Este artigo busca mapear as diferenças e transformações que marcam a trajetória da noção leibniziana de substância (e, portanto, de sua metafísica) ao longo dos quase trinta anos que separam suas primeiras e últimas sínteses de ar sistemático; percurso que vai do Discurso de Metafísica (1686) à Monadologia e aos Princípios da Natureza e da Graça (1714). Poderemos, deste modo, fornecer um quadro de mecanismos conceituais e doutrinários que nos permita melhor compreender o estatuto coesivo de sua obra filosófica, donde encontraremos uma noção ampla mas singular de substância que se define, sobretudo, pela articulação reversiva entre unidade e ação.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2018.140013
Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/140013
Palavras-Chave: Substância, Mônada,Corpo,Organismo,Alma, Maté
Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII
O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.
Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.
The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.
Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.