A atitude de Nietzsche em face da lei
Número 31 (2012) • Cadernos Nietzsche
Autor: HERMAN SIEMENS
Resumo:
A atitude nietzschiana, indistinta e aparentemente contraditória, em face da lei é reconstruída por meio de uma dupla resposta ao problema da lei. A rigidez, o universalismo e as inerradicáveis conotações morais da lei conflitam com o caráter dinâmico, pluralista e a-moral da concepção nietzschiana de vida. Seu projeto de re-traduzir a moral à natureza leva-o a: (1) rejeitar o termo lei numa estratégia de expulsá-lo de nossa linguagem sobre a vida; mas também (2) re-interpretar a lei em termos que ampliam a vida e que são opostos aos seus significados tradicionais. Evidências da segunda estratégia são encontradas no Zarathustra Nachlass, nos quais Nietzsche re-pensa a lei em termos pluralistas e dinâmicos sob um modelo agonístico.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/CN31_artigo4.pdf
Palavras-Chave: agon,legislação,lei,vida,plualismo
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."