“Os gregos aprenderam aos poucos a organizar o caos”. Os conceitos de estilo e de cultura na Segunda consideração extemporânea de F. Nietzsche

Número 27 (2010) • Cadernos Nietzsche

Autor: CARLO GENTILI

Resumo:

Na Primeira e na Segunda consideração extemporânea, Nietzsche define os conceitos de Kultur, Bildung e Stil, que aparecem estar intimamente ligados. Essa ligação deve ocorrer tanto no homem individual quanto no povo. Nietzsche elaborou a idéia de um povo como uma individualidade a partir do neo-humanismo alemão – em especial, W. von Humboldt. Essa influência, contudo, não foi direta, mas mediada por Jacob Burckhardt e sua Cultura no Renascimento na Itália, que Nietzsche menciona explicitamente na Segunda extemporânea. Ao aplicar esse referencial teórico para a cultura grega, Nietzsche destrói o mito de seu caráter autóctone. Assim, propõe aos seus contemporâneos alemães o modelo de uma cultura nacional que se volta para a Grécia, mas de uma forma totalmente nova. 

ISSN: 2316-8242

Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/Cadernos_Nietzsche_27_51_71.pdf

Palavras-Chave: cultura,estilo,história,caos

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."