«du wirst gethan». Notas sobre uma psicologia sem sujeito e de obras que criam os seus autores
Número 26 (2010) • Cadernos Nietzsche
Autor: MARIA JOÃO MAYER BRANCO
Resumo:
Partindo do esclarecimento das críticas que Nietzsche dirige ao conceito de sujeito, este estudo pretende analisar o modo como a sua “psicofisiologia” e a hipótese explicativa da vontade de potência têm consequências na compreensão do que está em causa na criação artística. Pretende-se mostrar que a “nova psicologia” proposta por Nietzsche traz consigo um paradoxal conceito de liberdade que se liga com o seu oposto, a necessidade, e permite compreender a razão pela qual Nietzsche faz das noções de “inspiração” e “embriaguez” as condições de possibilidade da criação de obras de arte.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/Cadernos%20Nietzsche%2026%20%28177-199%29.pdf
Palavras-Chave: sujeito,vontade de potência,liberdade,arte,em
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."