Em torno do gosto musical
Número 24 (2008) • Cadernos Nietzsche
Autor: MÁRCIO JOSÉ SILVEIRA LIMA
Resumo:
O propósito deste artigo é analisar a comparação que Nietzsche faz entre Wagner e Bizet; reconsiderando-a, pretendemos demonstrar que ela é antes de tudo estratégica. O verdadeiro motivo da crítica nietzschiana refere-se à forma como o compositor alemão subordinou a música ao drama, corrompendo, dessa forma, o gosto musical. Trata-se de situar o debate no contexto cultural da época, a fim de demonstrar que o compositor Debussy, a princípio um adepto de Wagner, rompe com ele e encontra seu estilo musical que iria revolucionar a música. Por fim, no elogio aos franceses feito por Nietzsche encontrar-se-iam elementos coincidentes com a estética musical de Debussy.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/CN_24.59-86.pdf
Palavras-Chave: música,gosto,Wagner,Debussy
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."