Nietzsche e a ironia em música
Número 21 (2006) • Cadernos Nietzsche
Autor: VLADIMIR SAFATLE
Resumo:
O artigo visa a comentar alguns aspectos do regime de recurso filosófico à música operado por Nietzsche, em especial a presença, no horizonte nietzschiano, de uma temática própria à noção romântica de música absoluta. Trata-se de insistir que tal noção de música absoluta, herança da metafísica do sublime de Schopenhauer, irá desdobrar-se, principalmente depois da ruptura entre Nietzsche e Wagner, em impulso em direção à noção de que a verdadeira forma musical é uma forma irônica. Este desdobramento pode nos fornecer uma nova perspectiva de aproximação da leitura nietzschiana de Carmen, de Bizet. Do absoluto à ironia ou A posição da ironia como figura do que se alojava na temática do absoluto em música: este é o trajeto que será desenvolvido através, principalmente, do comentário de três textos nietzschianos, a saber, O nascimento da tragédia, O caso Wagner e Nietzsche contra Wagner.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/CN_21.7-28.pdf
Palavras-Chave: música absoluta,ironia,Wagner,Carmen,forma mu
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."