Nietzsche: esboços de um perspectivismo político

Número 18 (2005) • Cadernos Nietzsche

Autor: MIGUEL ANGEL ROSSI

Resumo:

 O objetivo de nosso trabalho orienta-se em relação a dois eixos temáticos. O primeiro deles gira em torno da crítica encarada por Nietzsche com respeito ao Historicismo e, em contrapartida, a abertura a uma visão da História que acentua as noções de horizonte de sentido e hermenêutica. Disto provém a relevância do perspectivismo nietzschiano. O segundo eixo focaliza a crítica de Nietzsche ao Estado moderno e à democracia, aproximando-nos daquilo que, em nossos próprios termos, podemos denominar como a emergência do “niilismo político”. No que se refere a este ponto em particular, nos concentraremos fundamentalmente em sua obra Humano, demasiado humano, sobretudo por entendermos que na mesma encontram-se concentradas as chaves de seu pensamento político.

ISSN: 2316-8242

Texto Completo: http://www.gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/CN018.7-36.pdf

Palavras-Chave: perspectivismo,modernidade,política,estado,ni

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."