Nossas virtudes. Indicações para uma moral do futuro

Número 12 (2002) • Cadernos Nietzsche

Autor: ANTONIO EDMILSON PASCHOAL

Resumo:

 O objetivo deste ensaio é demonstrar que nos escritos de Nietzsche sobre a moral não há uma negação da moral e sim uma contraposição a um tipo de relação com a moral, que acaba por perder o que de melhor se pode extrair dela: seu papel demiúrgico para a elevação do homem. Trata-se, assim, de fazer uma oposição àquelas leituras de Nietzsche que, tomando de maneira descontextualizada expressões como “nada é verdadeiro, tudo é permitido...”, associam-no a um relativismo no campo filosófico e a um laisser aller no campo moral, e ressaltar o caráter afirmador de seus escritos, nos quais é possível indicar traços do que ele denomina “uma moral do futuro”.

ISSN: 2316-8242

Texto Completo: http://www.gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/CN012.53-70.pdf

Palavras-Chave: moral,niilismo,conflito

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."