Silêncio, solidão
Número 9 (2000) • Cadernos Nietzsche
Autor: SCARLETT MARTON
Resumo:
A partir do exame do Ecce Homo e das passagens de Assim falava Zaratustra, que nele se acham incluídas, persegue-se o objetivo de investigar o lugar que a solidão ocupa na filosofia nietzschiana da maturidade e o papel que aí desempenha. Pretende-se mostrar que ela se impõe como profilática e regeneradora, marca distintiva e condição necessária para o pensar. Por fim, conta-se fazer ver que, à medida que ganha contornos mais nítidos, ela se radicaliza.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://www.gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/upload/cn_09_04%20Marton.pdf
Palavras-Chave: Nietzsche,Zaratustra,Silêncio de bronze,solid
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."