Cultura e política: o jovem Nietzsche e Jakob Burckhardt
Número 9 (2000) • Cadernos Nietzsche
Autor: ERNANI CHAVES
Resumo:
Tema central do pensamento de Nietzsche, a questão da cultura ganhou, nos diversos períodos de sua obra, diferentes formulações. Neste artigo, pretendemos esclarecer o nexo entre cultura e política presente nos escritos do jovem Nietzsche, em especial na segunda Consideração Extemporânea e nas conferências Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, tomando como referência o pensamento de Jakob Burckhardt. Entendemos que o papel privilegiado que o jovem Nietzsche concede à instância da cultura, à qual a política (e a educação) deve estar subordinada resulta, entre outros, da reelaboração das idéias de Burckhardt acerca da “grandeza histórica” e dos “grandes da História”, cuja exposição Nietzsche teve a oportunidade de assistir na Basiléia.
ISSN: 2316-8242
Texto Completo: http://www.gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/upload/cn_09_02%20Chaves.pdf
Palavras-Chave: cultura,política,educação,história
Cadernos Nietzsche
Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.
Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."