UNA LECTURA INTEGRAL DE REPÚBLICA Y EL TIMEO DE PLATÓN. SOBRE LA POSIBILIDAD DE UN ESTADIO BASAL DEL PENSAMIENTO POLÍTICO PLATÓNICO

DISSERTATIO v. 33 (2011) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Rodrigo Illarraga

Resumo:

Um problema particularmente dificil em torno da leitura do platonicum corpus é o pensamento político de Platão . Entre as muitas facetas que contém essa área temática, um foco emergente é a leitura dos diferentes textos de Platão em relação a temas político fazendo referência uns aos outros. Entre esses textos destacam, pela sua dimensão e sua importância no trabalho total de Platão, a República e Timeu-Crítias. O objectivo deste trabalho é encontrar uma interpretação possível das semelhanças evidentes entre a primeira seção do Timeu (17c1-19b1) e itens desenvolvidos nos livros II, III e V da República. Resumidamente, ambas seções delinean os elementos pragmáticos da configuração de uma cidade ideal: os sistemas que compõem os padrões sociais e educacionais. Contrariamente às posições que procuram explicar as semelhanças por meio da continuidade dramática dos dois diálogos e desafiando a hipótese de Proto-República, que suporta uma edição anterior a preservada agora, este trabalho propõe a existência de um estrato basal de pensamento político platônico. Em suma, esta abordagem suporta, mantendo as fontes selecionadas para a hipótese Proto-República (As Mulheres na Assembleia de Aristófanes, Busiris de Isócrates), que a interação entre a República eo Timeu-Critias que se baseava em propostas políticas fundamentais que percorrem a obra de Platão, foi concebida antes da República e mantida até a composição do Timeu-Critias.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V33I0.8725

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/8725

Palavras-Chave: Etapa fundacional, intertextualidade, pensame

Dissertatio - Revista de Filosofia

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.