Dissertatio - Revista de Filosofia
A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.
DISSERTATIO v. 40 (2014)
A AQUISIÇÃO DOS PRIMEIROS PRINCÍPIOS EM ARISTÓTELES
Jaqueline Stefani
AGOSTINHO: RUMO A UMA RAZÃO AFETIVA
Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha
AMOR AMICITIAE E AMOR CONCUPISCENTIAE: UM ESTUDO SOBRE AS NOÇÕES DE AMOR, DESEJO E AMIZADE NA SUMA DE TEOLOGIA DE TOMÁS DE AQUINO
Antônio A. C. Couto
LIBERDADE PELA LEI OU LIBERDADE CONTRAA LEI EM HOBBES: FUNDAMENTOS PARA UMA TEORIA DA VONTADE
Delamar José Volpato Dutra
PENSANDO O PROBLEMA DA ESSÊNCIA DA LINGUAGEM EM SPINOZA
José Fernando da Silva
A AUTORIDADE NORMATIVA DAS PRÁTICAS COMPARTILHADAS: UMA INTERPRETAÇÃO DA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DO DIREITODE HEGEL
Erick Lima
¿QUÉ SON LOS DIAGRAMAS GEOMÉTRICOS? UNA APROXIMACIÓN KANTIANO-PEIRCEANA
Álvaro Peláez
INDUÇÃO: UMA REAVALIAÇÃO DAS CRÍTICAS POPPERIANAS
Túlio Roberto Xavier de Aguiar
A QUESTÃO PELO HUMANO: ENTRE A TÉCNICA E A PRÁXIS
Ecio Elvis Pisetta
PARRESÍA CÍNICA E ALTERIDADE NA PERSPECTIVA DE MICHEL FOUCAULT
Cesar Candiotto
FOUCAULT E O NASCIMENTO DO DISCURSO: O ENUNCIADO E O PODER
Tomás Prado
REPRESENTAÇÃO E CONTEXTO: A CRÍTICA DE MILLIKAN A DRETSKE
Karla Chediak