TOMÁS DE AQUINO E O PROBLEMA DAS IDEIAS DIVINAS DE COISAS SINGULARES

Vol. 7, N. 1 (2010) • DoisPontos

Autor: Antoine Côté, Eduardo Zachia

Resumo:

Este artigo analisa diversos textos da obra de Tomás de Aquino relativos aos temas do conhecimento divino e das ideias divinas com o intuito de mostrar como duas interpretações sustentadas por comentadores recentes da obra tomásica não se mantêm diante da análise rigorosa dos textos. Uma primeira e menos radical interpretação sustenta haver ideias práticas distintas de cada coisa particular, enquanto que, de acordo com uma interpretação ainda mais forte, ideias em sentido estrito pertencem primordialmente a coisas singulares. O objetivo deste artigo é mostrar que, embora Tomás sustente que Deus conhece todas as coisas, inclusive os particulares, a doutrinadas ideias, tal como Tomás a concebe, tem limites muito estreitos, não permitindo o pleno desenvolvimento de suas convicções de cunho aristotélico concernentes à cognoscibilidade dos particulares.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v7i1.20121

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/20121/13298

Palavras-Chave: ideias,particulares/singulares,espécie,conhec

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index