HANNAH ARENDT LECTORA DE KANT

Vol. 7, N. 4 (2010) • DoisPontos

Autor: Paula Hunziker

Resumo:

La presente investigación, centrada en el pensamiento de Hannah Arendt, está orientada a mostrar la importancia de la reflexión arendtiana acerca del totalitarismo para analizar el contexto y las tensiones de su asimilación tardía de la filosofía kantiana –especialemente de la Kritik der Urteilskraft– durante los años sesenta y setenta. Ello no implica desconocer ciertos desplazamientos con respecto a la evolución de este tema en la obra denuestra autora, sino más bien que los mismos se dan en el interior de un continuum. Deacuerdo con esto la facultad de juzgar es el intento, siempre inconcluso, de pensar la figura política del espectador y su peculiar autonomía; la política del espectador.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v7i4.20173

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/20173/13343

Palavras-Chave: Arendt,Kant,juicio reflexionante,totalitarism

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index