GILLES DELEUZE E A QUESTÃO DA TÉCNICA
Vol. 8, N. 2 (2011) • DoisPontos
Autor: Eladio Craia
Resumo:
O texto aborda em termos gerais a problemática da técnica contemporânea, tomando como ponto de partida o diagnóstico de Martin Heidegger. O horizonte principal da análise será aberto pela pergunta entorno do estatuto ontológico da Técnica, a partir dos conceitos oferecidos pela ontologia do "virtual" de Gilles Deleuze, expondo por esta via o deslocamento decisivo que o filósofo francês opera com relação à leitura heideggeriana. Neste sentido, a questão nevrálgica passa por considerar, desde a filosofia deleuziana, este universo técnico, não como homogêneo e determinado por uma unidade endógena, mas como multiplicidade auto-diferenciada. A noção de virtual é a peça central, em chave ontológica, para pensar a Técnica como produção que opera pela atualização singular de um campo virtual animado internamente pela Diferença. O trabalho verifica como com Deleuze é possível afirmar que a tecnologia nada acaba, encerra, ou enclausura, uma vez que ela se agencia em variadas configurações sempre diferenciadas.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v8i2.21727
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/21727/19590
Palavras-Chave: Deleuze,ontologia,técnica,Heidegger,diferença
DoisPontos
A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.
Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.
A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.
ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index