O INSTINTO DE MORTE SEGUNDO DELEUZE. A CONTROVÉRSIA COM A PSICANÁLISE

Vol. 8, N. 2 (2011) • DoisPontos

Autor: Pierre Montebello

Resumo:

Em todos os textos de Deleuze sobre a psicanálise, o que lhe interessa mais é o instinto de morte. Ele dedica a esse tema um capítulo em Présentation de Sacher-Masoch, longas páginas de Différence et Répétition e inumeráveis passagens de l'Anti-Œdipe. A controvérsia com a psicanálise pode tocar em muitos aspectos, mas no fundo, é visível que ela se situa aí, sobre o elemento essencial que Guattari e Deleuze julgam o mais interessante, o mais revolucionário, o mais essencial. O que eles foram procurar no instinto de morte? Por que todo o debate com a psicanálise devia condensar-se em torno desse conceito obscuro? Apresentamos aqui algumas considerações com vistas a analisar tais questões.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v8i2.21932

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/21932/19598

Palavras-Chave: Deleuze,psicanálise,pulsão de morte,desejo,vi

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index