ESPIRITUAL E MAGIA NA ARTE. A NOÇÃO DE GÊNIO NA OBRA DE KANDINSKY.

Vol. 11, N. 1 (2014) • DoisPontos

Autor: Walter Romero Menon Jr.

Resumo:

Este texto pretende-se um ensaio sobre a questão do Espiritual na teoria pictórica de Kandinsky. Nele busco evidenciar a idéia de que as concepções do pintor russo, em grande parte construída em consonância com o pensamento esotérico do fim do século XIX, aproximam-se bastante de um tipo de cosmologia mágica, que abriga uma perspectiva análoga àquela das categorias do pensamento mágico segundo Marcel  Mauss. No centro desta cosmologia encontra-se a arte, síntese do Espiritual, cuja noção central é a de gênio que creio ser herdada em grande medida de Kant

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v11i1.34860

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/34860/22457

Palavras-Chave: arte espiritual,gênio,cosmologia,Kandinsky,Ma

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index