MARX, HABERMAS E OS NOVOS SENTIDOS DAS LUTAS PELA EMANCIPAÇÃO DA DOMINAÇÃO

Vol. 13, N. 1 (2016) • DoisPontos

Autor: Rurion Melo

Resumo:

O presente artigo analisa como Jürgen Habermas, ao debater com a obra de Karl Marx, procura enriquecer o conceito de práxis para além de um modelo de ação baseado unicamente no trabalho ou na atividade produtiva. Com isso, pretendemos ressaltar as consequências que essa teoria ampliada da práxis social tem para um renovado diagnóstico das lutas emancipatórias no presente e da gramática dos conflitos sociais. Um conceito renovado de práxis social, isto é, uma reconstrução dos próprios conceitos fundamentais do materialismo histórico a partir de uma outra “teoria da ação”, permitiria à teoria crítica entender de que modo os novos movimentos sociais eles mesmos vieram desfazer a imagem produtivista de sociedade, propondo simultaneamente novos sentidos para as lutas emancipatórias contra formas diferenciadas de dominação.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i1.44227

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/44227/28073

Palavras-Chave: teoria crítica,emancipação,dominação social,d

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index