MERLEAU-PONTY AVEC ET CONTRE POLITZER: LE SENS ET LA FORCE DANS LA PSYCHANALYSE FREUDIENNE

Vol. 13, N. 3 (2016) • DoisPontos

Autor: Paula Galhardo

Resumo:

O presente artigo é uma análise da leitura merleau-pontyana de Freud à partir da questão da compatibilidade e da articulação entre os registos do sentido e da força na psicanálise. Nós pretendemos mostrar que, embora Merleau-Ponty afirme um primado do sentido, ele não procura, diferentemente de outras leituras puramente “existenciais” da psicanálise, se desfazer de tudo o que é da ordem da força na obra de Freud. Tomando como ponto de partida a influência de Georges Politzer sobre Merleau-Ponty, nós buscaremos evidenciar a extensão e os limites de tal influência: ao insistir sobre a dimensão de anonimato que caracteriza o corpo, Merleau-Ponty não somente se afasta de Politzer e de outras leituras existenciais de Freud, mas também abre caminho para uma conexão inédita entre o sentido e a força.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v13i3.47232

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/47232/30073

Palavras-Chave: phénoménologie, psychanalyse,Merleau-Ponty,Fr

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index