A LINGUAGEM E AS FORMAS DA NATUREZA: BREVE ESTUDO DA NOÇÃO DE FORÇA NA FILOSOFIA E NAS CIÊNCIAS DO SÉCULO XVIII
Vol. 15, N. 1 (2018). Filosofia e Ciências nos séculos XVII e XVIII • DoisPontos
Autor: Isabel Fragelli
Resumo:
O conceito de força exerceu um papel central nas transformações que ocorreram na ciência física na passagem do século XVII para o século XVIII. A forte reação ao sistema mecanicista elaborado por Descartes, no qual não havia propriamente um lugar para esse conceito, levou ao surgimento das teorias dinâmicas que, tais como as de Leibniz e Newton, tiveram forte influência no desenvolvimento da história natural setecentista. Uma vez que a biologia se constituiria como um conjunto autônomo de conhecimentos apenas cem anos mais tarde, a partir das obras de Lamarck e Darwin, os naturalistas daquela época buscavam ainda os meios de circunscrever e determinar o domínio específico dos fenômenos vitais. Nesse sentido, muitos deles importaram a noção de força da física clássica para suas teorias, a fim de que pudessem de algum modo determinar, ainda que mediante uma simples analogia, o elemento "incognoscível" da natureza orgânica.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v15i1.57210
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/57210/35691
Palavras-Chave: força,vida,física,biologia,organismo
DoisPontos
A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.
Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.
A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.
ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index