Os discursos da Educação em slogans do cotidiano e nos pactos governamentais

v.32 n.65 maio/ago. 2018 • Educação e Filosofia

Autor: Anderson de Carvalho Pereira

Resumo:

A partir da Análise de Discurso francesa e da noção de sujeito da Psicanálise, o artigo apresenta uma discussão sobre slogans acerca da Educação tal como circulam na grande mídia; além disso, analisa o uso da denominação “pacto” em alguns programas governamentais brasileiros. Para isto, são mobilizados os conceitos de sujeito e acontecimento discursivo. Pelo modo de captura do sujeito dos slogans e das nomeações governamentais conclui que por conta da persistência do sentido de uma educação total e unívoca, não há ruptura definitiva com regimes de interpretação já instalados no cenário nacional.

Abstract:

The speeches of Education in everyday slogans and government pacts

Abstract: Based on french discours analysis and the subject concept in its theoretical approach, this paper shows a discussion about meaning effects as mass media education’s slogans; furthermore, was analysed the nomination “pacto” among Brazilian official educational programs. For this, many different theoretical approaches were used: paraphrase, discursive memory, discursive event, scholar pedagogical discourse. By the capture subject sustained by slogans and government programs nominations, we concluded that a one-way education remains without a radical break against interpretation schemes in national concept of Education.

Keywords: Discourse. Media. Public polices for education.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-05

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34880

Palavras-Chave: Discurso. Mídia. Políticas educacionais.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.