The paths and the ways: an insight into transdisciplinarity

v.33 n.69 set./dez. 2019 • Educação e Filosofia

Autor: Paul Gibbs

Resumo:

Este é um breve estudo sobre como a noção de pensamento que Heidegger desenvolveu em seus escritos, em Conversation on a Country Path about Thinking [Uma Conversa no Caminho do Campo sobre o Pensar] (2010a), pode ser lida através da consideração de um texto taoísta chinês Tao Te Ching (Laozi) e de um texto confucionista, embora inspirado por taoístas, de Zisi, o Zhongyong [A Doutrina do Meio], para iluminar a natureza essencial da abertura na transdisciplinaridade e as restrições da disciplinaridade do conhecimento a serem tomadas como ritual e regras da metodologia. Essa abordagem oferece uma maneira de entender a desocultação na ontocosmologia da harmonia de todo o Ser e do cultivo pessoal, essencial à ontologia de Heidegger. Sugiro então como isso pode ser oferecido no que poderia ser chamado de pedagogia transdisciplinar.

Abstract:

This is a short study of how the notion of thinking that Heidegger developed in his writing, in the Conversation on a Country Path about Thinking (2010a), can be read through a consideration of a Chinese Taoist text Tao Te Ching  (Laozi) and the Confucian, though a Taoist inspired text, by Zisi, the Zhongyong, to illuminate the essential nature of openness in transdisciplinarity and the restrictions of disciplinarity of knowing taken as the  ritual and rules of methodology. This approach offers a way to understand unconcealment in the onto-cosmology of the harmony of all Being and of personal cultivation which is essential to the ontology of Heidegger. I then suggest how this might be offered in what could be called a transdisciplinary pedagogy.

ISSN: ISSN Impresso: 0102-6801 e ISSN Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-56406

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56406

Palavras-Chave: Heidegger. Confucionismo. Taoísmo. Transdisciplinaridade. Harmonia.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.