O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres

v.34 n.71 maio./ago. 2020 • Educação e Filosofia

Autor: Romana Valente Pinho

Resumo:

O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.

Abstract:

The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57675

Palavras-Chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.