Apresentação do Dossiê - A ideia de homem em Descartes
v.34 n.72 set./dez. 2020 • Educação e Filosofia
Autor: Alexandre Guimarães Tadeu de Soares
Resumo:
Sob o patrocínio da CAPES, PROPP da Universidade Federal de Uberlândia-MG/ UFU, FAPEMIG, FAPESP e Fundação Fausto Castilho, esforços conjuntos da UFU, da Academia Polonesa de Ciências, da Universidade do Salento e da Universidade de Nápoles possibilitaram a realização, no final de 2017, da I Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia. Além da XX Semana de Filosofia da UFU, organizada em torno do tema A propósito da humanidade, cinco eventos compuseram a nossa primeira Bienal: o III Congresso Internacional “Vico” – A língua de/em Vico; o III Colóquio Nacional “Kant” – As faculdades do ânimo: intuição e objetividade; o I Simpósio Internacional “Aristóteles” – Lógica e epistemologia; a I Jornada Nacional sobre escritores da Roma Antiga – Sêneca e, por fim, o III Seminário Internacional “Descartes” – A ideia de homem em Descartes. Por tal envergadura, esta Bienal reuniu muitos pesquisadores brasileiros e estrangeiros dos mais diversos campos da Filosofia e das Humanidades. O material que ora publicamos consiste em boa parte em textos das conferências do Seminário “Descartes”, posteriormente aperfeiçoados e desenvolvidos tanto em virtude dos debates iniciados na própria Bienal, quanto da interlocução e colaboração intelectual fomentadas a partir dela.
[...]
ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-59588
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59588
Palavras-Chave: I Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia; A propósito da Humanidade; A ideia de homem em Descartes; Fenomenologia.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.