Nietzsche e o budismo: ilusão, morte de Deus, morte de Buda, vazio e vacuidade
v.31 n.61 jan./abr. 2017 • Educação e Filosofia
Autor: Paulo Borges
Resumo:
Procuramos repensar as relações da filosofia de Nietzsche com a filosofia budista a partir dos temas da ilusão da percepção humana do mundo, da morte de Deus e do matar o Buda e da implícita experiência do vazio ou da vacuidade, descobrindo convergências impensadas pelo próprio Nietzsche que abrem novos horizontes para a compreensão do seu pensamento.
Abstract:
We try to rethink the relations between Nietzsche’s philosophy and Buddhism on the basis of the themes of the illusory nature of human’s perception of the world, the death of God, the killing of the Buddha and the implicit experience of the void or emptiness. This way we can discover convergences not realized by Nietzsche himself that open new horizons for the understanding of his thought.
ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p443a474
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35067
Palavras-Chave: Nietzsche; Budismo; Ilusão; Morte de Deus; Matar o Buda; Vazio; Vacuidade.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.