Teatro de Arena de São Paulo: reflexões sobre política, arte e formação

v.31 n.61 jan./abr. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Ana Maria Said

Resumo:

Pretendemos neste texto analisar o projeto político-pedagógico do Teatro de Arena de São Paulo (1955 – 1972) que nos incita a refletir sobre a relação entre política, arte e formação humana. Nesse sentido analisaremos o alcance de sua obra e de suas críticas político-sociais dentro do contexto histórico e ideológico em que se formou e atuou o Teatro de Arena de São Paulo. Estudaremos a obra do Arena, dentro do quadro de efervescência cultural e política de final dos anos 1950 e década de 1960, e da resistência ao período obscuro da ditadura militar no Brasil. Para que possamos fazê-lo, a análise da influência isebiana com a questão da conscientização, incluindo a obra de Paulo Freire, torna-se fundamental.

Abstract:

In this text, the intention is to analyse the political-pedagogic project of the Arena Theatre of São Paulo (1955-1972), which incites us to reflect about the relationship between the politics, arts and human formation. We will analyse the reach of its work and social- political criticism inside the historical and ideological contest that has formed and acted the Arena Theatre of São Paulo. We will study the work of the Arena, inside the cultural and political effervescence picture in the end of the 1950’s and the decade of 1960’s, including the resistance of the obscure time of the military dictatorship in Brazil. In order to do this, the analysis of the Isebian influence on the question of awereness, including the work of Paulo Freire, has become essential.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p539a588

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/31534

Palavras-Chave: Arte; Política; Educação.

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