Ciranda de experimentações: giros que ressoam forças

v.31 n.63 set./dez. 2017 • Educação e Filosofia

Autor: Alik Wunder; Alda Regina Tognini Romaguera; Davina Marques

Resumo:

Este artigo é atravessado por pensamentos e experimentações que circulam nas oficinas de criação com imagens e escritas literárias do Núcleo de Leitura "Fabulografias" da Associação de Leitura do Brasil. Um texto atravessado também pelos conceitos de acontecimento e fabulação de Gilles Deleuze, e pelo desejo de, pelas imagens e palavras, extrair forças-áfricas, gerar movimentos de criação coletiva. Tomamos como tema das oficinas as africanidades que se fabulam na literatura, no cinema e na fotografia brasileira e de países africanos lusófonos: Angola, Moçambique, Guiné-bissau, Cabo-Verde. A partir do encontro com algumas destas formas singulares de ficcionar os fatos históricos e culturais e de 'habitar' a língua portuguesa, convidamos pessoas - estudantes, professores, artistas, pesquisadores - a produzir fotografias, vídeos e escritas literárias na ressonância das obras artísticas. Aposta-se nestas produções para a ampliação e pluralização dos sentidos das identidades afro-brasileiras como potência da estética do acontecimento e suas forças em devir.

Abstract:

This article is crossed by thoughts and experiments that circulate in the creation workshops with images and literary writings of the "Fabulografias" Reading Nucleus of the Brazilian Reading Association. A text also crossed by the concepts of event and fable of Gilles Deleuze, and by the desire, through the images and words, to extract African forces, to generate movements of collective creation. We take as the theme of the workshops the Africanities that fable in Brazilian literature, movies and photography and from African lusophone countries: Angola, Guinea-Bissau, Cabo Verde. From the encounter with some of these singular ways of fictioning the historical and cultural facts and of "inhatibing" the Portuguese language, we invite people - students, teachers, artists, researchers - to produce photographs, videos and literary writings in the resonance of artistic works. It bets on these productions for the amplification and pluralization of the senses of Afro-Brazilian identities like the power of the aesthetics of the event to open forces in becoming.

ISSN: Impresso: 0102-6801 e Eletrônico: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-12

Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40667

Palavras-Chave: Deleuze; Fotografia; Africanidade.

Educação e Filosofia

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