Editorial v. 35 n.73 jan./abr. 2021

v.35 n.73 jan./abr. 2021 • Educação e Filosofia

Autor: Anselmo Tadeu Ferreira

Resumo:

Neste número 73 da Revista Educação e Filosofia, correspondente ao primeiro quadrimestre de 2021, ainda nos encontramos às voltas com os condicionamentos trazidos pela epidemia do corona vírus. A nova realidade do trabalho remoto impôs sacrifícios também aos pesquisadores, em sua maioria professores de instituições universitárias, além de afetar toda a cadeia de produção e publicização da pesquisa, desde a reflexão para a escrita até a edição final, passando pela revisão dos pares. Nesse cenário e com espírito de resistência, continuamos nosso trabalho de fomentar e divulgar a produção científica nas áreas de Filosofia e Educação, dando à luz mais um número de nossa Revista, com artigos instigantes, resultado do trabalho diligente e incansável dos pesquisadores que nos deram a honra de publicar o seu trabalho. Contamos, nessa edição, com 15 artigos, sendo 8 na área de Educação e 8 na área de Filosofia, além de uma tradução  e uma resenha.

Esse número 73 conta também com a resenha da obra Educação: Guia para perplexos (Campinas-SP: Kirion, 2019. 142 p.), de Inger Enkvist, realizada por José Normando Gonçalves Meira, na qual o resenhista nos brinda com uma interessante análise da obra da professora sueca em que esta analisa o conceito de “pedagogia tradicional” criticada pelos pedagogos contemporâneos talvez sem um conhecimento efetivo do que criticam, o que conduz a contra sensos.

Também contamos, por fim, com a tradução realizada por Stéfano Paschoal do artigo “O quinto elemento no De Philosophia de Aristóteles: uma revisão investigativa crítica”, de autoria de Davíd Hahm. Neste artigo, o autor faz uma revisão bibliográfica sobre a reconstituição da obra perdida de Aristóteles, o De Philosophia, para concluir que, nesta obra, Aristóteles provavelmente não tratava da teoria do quinto elemento, tão associada a ele.

Desejamos a todos proveitosa leitura!

ISSN: Eletrônico: 1982-596X

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63989

Palavras-Chave: De Magistro; De Philosophia; Filosofia da Educação.

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.