Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto: contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional
v.35 n.75 set./dez. 2021 • Educação e Filosofia
Autor: Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira
Resumo:
Este artigo apresenta uma análise do processo de fabricação dos conceitos relacionados à técnica e à tecnologia na obra “O conceito de Tecnologia” (Vol. 1) de Álvaro Vieira Pinto. Primeiramente aborda-se os conceitos de máquina e de técnica e o modo como esses conceitos se conectam com o problema do “desenvolvimento” nacional. Em seguida explora-se o problema da ideologização da noção de “era tecnológica” e a relação do conceito de tecnologia com a ideologia dominante. Por fim a partir da metodologia do ensino de filosofia por problemas, propõe caminhos possíveis para a introdução do ensino da filosofia da técnica e da filosofia da tecnologia no ensino médio profissional.
Abstract:
This paper analyzes the conceptualization of techcnique and technology in the book “The Concept of Technology” (Vol.1) of Álvaro Vieira Pinto. The first section focus on the concepts of machine and technique and the connections with the “national developlment problem” in Vieira Pinto work. Then the text explores the ideological treatment of the concept of “Technological Era” and the relationship between technology and dominant ideology. In the end, guided by the methodology of teaching philosophy through problems, the last section proposes some paths to introduce the philosophy of technique and techonology in the practice of teaching Philosophy in the Technical High School.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-63576
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63576
Palavras-Chave: Álvaro Vieira Pinto; Filosofia da Tecnologia; Ensino Médio Profissional; Filosofia Brasileira.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.