Mito e emancipação em Walter Benjamin e Herbert Marcuse
v.37 n.81 set/dez. 2023 • Educação e Filosofia
Autor: Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado
Resumo:
O presente artigo traça um paralelo e faz uma aproximação entre a concepção de mito em Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Busca-se mostrar como estes autores, em certo momento de suas obras, propõem uma superação do mito a partir do mesmo, ou seja, sem abdicar de um certo potencial emancipatório presente em sua dimensão imagética e em seu vínculo com a fantasia.
Abstract:
The present paper draws a parallel and approximation between the conception of myth in Walter Benjamin and Herbert Marcuse. It seeks to show how these authors, at a certain point in their works, propose an overcoming of myth based on it, that is, without giving up a certain emancipatory potential present in its imagetic dimension and in its link with fantasy.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-70298
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/70298
Palavras-Chave: Walter Benjamin; Herbert Marcuse; mito; emancipação; fantasia; imagem.
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.