Vida Filosófica e a busca pela verdade - um diálogo entre Heidegger e Foucault
V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia
Autor: Marta Rios Alves Nunes da Costa
Resumo:
Neste artigo, a partir de um diálogo com Heidegger e Foucault, mediado pontualmente por um retorno aos Antigos em particular a Sócrates, procuro retomar o problema e questão da Vida filosófica, na sua relação com a busca pela verdade. O artigo tem dois momentos: no primeiro, explorei uma leitura de Filosofia enquanto caminho, e, num segundo momento, defendi que este caminho articula a dimensão ética e a dimensão política, através de uma experiência (necessária) específica de parresia pessoal. Defendo que a verdade enquanto desvelamento exige sempre a transformação do indivíduo em sujeito, isto é, em pessoa moral, o que requer, nesse processo, o compromisso com a coerência de si, através de uma prática de dizer-a-verdade.
Abstract:
In this article, based on a dialogue with Heidegger and Foucault, punctually mediated by a return to the Ancients and in particular to Socrates, I try to resume the problem and question of philosophical Life, in its relationship with the search for truth. The article has two moments: in the first, I explored a reading of Philosophy as a path, and, in a second moment, I argued that this path articulates the ethical dimension and the political dimension, through a specific (necessary) experience of personal parrhesia. I argue that truth as unveiling always requires the transformation of the individual into a subject, that is, into a moral person, which requires, in this process, a commitment to self-coherence, through a practice of telling the truth.
ISSN: 1982-596X
DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-66910
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66910
Palavras-Chave: Foucault, Heidegger, ´Parresia, Verdade
Educação e Filosofia
A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.