A teoria das cores e das formas gráficas de Wassily Kandinsky

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Jairo Dias Carvalho

Resumo:

O artigo pretender elucidar a teoria das cores e das formas Gráficas de Wassily Kandinsky. Nossa interpretação é que esta teoria é uma lógica das relações entre os elementos da pintura, formas coloridas e formas gráficas. Esta lógica se baseia em uma concepção tensional da composição a partir da noção de contrariedade e de oposição. A obra de arte abstrata se apresenta como uma série de tensões internas e contrastes entre cores e formas gráficas permitindo a quem a compreende estabelecer um significado à composição. Pretendemos analisar esta lógica da composição entre as formas gráficas e coloridas permitindo que possamos discernir uma cerda ordenação destes elementos em um quadro.

Abstract:

The article intends to elucidate Wassily Kandinsky's theory of colors and graphic forms. Our interpretation is that this theory is a logic of the relationships between the elements of painting, colored forms and graphic forms. This logic is based on a tensional conception of composition based on the notion of contrariety and opposition. The abstract work of art presents itself as a series of internal tensions and contrasts between colors and graphic forms, allowing those who understand it to establish a meaning to the composition. We intend to analyze this logic of composition between graphic and colored forms, allowing us to discern a bristle ordering of these elements in a painting.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67731

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67731

Palavras-Chave: Elementos da Pintura, Kandinsky, Cores, Formas Gráficas

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.