A especificidade e a transversalidade do Ensino de Filosofia na educação Básica brasileira: desafios frente ao cenário contemporâneo e à BNCC

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Adriana Mattar Maamari

Resumo:

O Ensino de Filosofia no Brasil atravessou um longo período de interdição na Educação Básica brasileira para, a partir da LDB de 1996 e dos PCN-EM 1999, ressurgir como necessidade de presença difusa na escola, em abordagem temática e transdisciplinar. Uma década adiante, a Filosofia alcança uma presença ainda mais importante, constituindo-se como disciplina obrigatória do currículo escolar da educação básica a partir de 2008. Em um contexto mais recente, com a BNCC a partir de 2015, a Filosofia segue um caminho difícil entre a transversalidade e a especificidade, ora entendida como disciplina, ora como detentora de um repertório de temas e problemas incontornáveis à educação de crianças e jovens. Este artigo pretende identificar, analisar e problematizar a situação que envolve o Ensino de Filosofia no que tange às abordagens, ora transversais, ora específicas e disciplinares relativamente às últimas três décadas. Decorre desta situação a identificação de três inflexões importantes na trajetória da Filosofia na escola no período aqui destacado. Pretende-se, portanto, conjecturar sobre hipóteses da existência de possíveis avanços ou retrocessos em distintos cenários.

Abstract:

Philosophy in Brazil went through an extended period of interdiction in High School to, from the LDB 1996 and the PCN-EM 1999 onwards, reappear as a need for a diffused presence in school, in a thematic and transdisciplinary approach. A decade later, Philosophy gains an even more important presence, becoming a mandatory subject in the high school curriculum from 2008 onwards. In an even more recent context, with the BNCC from 2015 on, Philosophy follows a path of difficulty between transversality and specificity, sometimes understood as a discipline, sometimes as having a repertoire of themes and unavoidable problems for the education of children and young people. This article intends to identify, analyze, and problematize the situation involving Philosophy in terms of sometimes transversal, sometimes specific, and disciplinary approaches in relation to the last three decades. Throughout the highlighted period, three inflections can be noted in the trajectory of Philosophy at school. Therefore, it is intended to conjecture about hypotheses of advances or setbacks in different scenarios.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68058

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68058

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia, BNCC, PCNs, Filosofia como Disciplina Escolar, Filosofia do Ensino de Filosofia

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.