O Ensino de Filosofia nos níveis iniciais da Educação Básica: a recepção do paradigma de Matthew Lipman no Brasil

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Darcísio Natal Muraro; Antonio Oliveira Dju

Resumo:

Este trabalho analisa a recepção do paradigma de ensino de filosofia de Matthew Lipman no Brasil e sua contribuição para a constituição de um campo de investigação de ensino de filosofia. O conceito de paradigma de Thomas Kuhn (2006) serve de base para caracterizar a concepção de filosofia para criança de Lipman como iniciadora de um campo de investigação sobre ensino de filosofia. A recepção do paradigma de Lipman no Brasil iniciou pelo campo escolar a partir da década de 1990 e passou a ser estudado academicamente por meio de pesquisas de mestrado e doutorado, sobretudo, nas duas primeiras décadas deste século. Este estudo se concentra na análise destas produções buscando compreender as apropriações das concepções de Lipman, as críticas e as possíveis influências no movimento nacional de constituição de um campo científico denominado Ensino de Filosofia. Em termos metodológico, a pesquisa é de natureza bibliográfica, com abordagem quantitativa e qualitativa que orientam o levantamento e análise da produção acadêmica de dissertações e teses sobre o paradigma de Lipman. Como resultado, a pesquisa encontrou substantiva quantidade (102) e qualidade de produções justificando a contribuição do paradigma de Lipman para a constituição do campo de investigação de ensino de filosofia.

Abstract:

This work analyzes the reception of Matthew Lipman's philosophy teaching paradigm in Brazil and its contribution to the constitution of a field of investigation of philosophy teaching. Thomas Kuhn's concept of paradigm serves as a basis for characterizing Lipman's conception of philosophy for children as the initiator of a field of investigation on philosophy teaching. The reception of Lipman's paradigm in Brazil began in the school field in the 1990s and began to be studied academically through master's and doctoral research, especially in the first two decades of this century. This study focuses on the analysis of these productions, seeking to understand the appropriations of Lipman's conceptions, the criticisms and possible influences on the national movement for the constitution of a scientific field called Philosophy Teaching. In methodological terms, the research is of a bibliographic nature, with a quantitative and qualitative approach that guide the survey and analysis of the academic production of dissertations and theses on Lipman's paradigm. As a result, the research found substantial quantity (102) and quality of productions justifying the contribution of Lipman's paradigm to the constitution of the field of investigation of teaching philosophy.

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68022

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68022

Palavras-Chave: Matthew Lipman, Filosofia da Infância, Pensamento, Comunidade De Inquirição/Investigação, Filosofia para crianças

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.