Contemporâneo Fernand Deligny: cartografar entre a educação e o poder psiquiátrico

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Edson Augusto de Souza Neto, Perolina Souza Teles, Fabio Zoboli

Resumo:

O ensaio parte da consideração de que a obra de Fernand Deligny (1913-1996) é uma intersecção entre diversas áreas do saber, como a filosofia, a educação, a psicologia, a antropologia e a etologia. Assim, busca formular um Deligny Contemporâneo, uma figura que se constitui a partir do debate público estabelecido em torno das pessoas diagnosticadas com o autismo na contemporaneidade. A partir de uma revisão bibliográfica narrativa, o texto propõe dois caminhos gerais de compreensão sobre a obra do autor, que ainda é bastante desconhecida em território brasileiro: (1) o problema do poder pedagógico-psiquiátrico e de seu efeito sobre a maneira como o autismo passa a ser compreendido; e (2) o problema do topos, das formas de convívio possíveis entre modos de ser verbais e não verbais, que se desdobram em uma discussão sobre o lugar social do autismo.

Abstract:

The essay starts from the consideration that the work of Fernand Deligny (1913-1996) is an intersection between different areas of knowledge, such as philosophy, education, psychology, anthropology, and ethology. Thus, it seeks to formulate a Contemporary Deligny, a figure that is constituted from the public debate established around people diagnosed with Autism in contemporary times. Based on a narrative bibliographic review, the text proposes two general ways of understanding the author's work, which is still largely unknown in Brazilian territory: (1) the problem of pedagogical-psychiatric power and its effect on the way in which autism becomes understood; and (2) the problem of topos, of the forms of possible coexistence between verbal and non-verbal ways of being, which unfold in a discussion about the social place of autism.

Keywords: Autism; Neurodiversity; Education; Psychiatric Power; Fernand Deligny

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-71994

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/71994

Palavras-Chave: Autismo, Neurodiversidade, Educação, Poder Psiquiátrico, Fernand Deligny

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.