Cartografias em devir: o plano de imanência nas pesquisas em educação

V. 38 Jan./Dez. 2024 • Educação e Filosofia

Autor: Josemary da Guarda de Souza, Daniele Farias Freire Raic

Resumo:

O presente texto tem por objetivo apresentar as potencialidades das pesquisas em educação articuladas com o desenho metodológico cartográfico experimentado durante a realização do mestrado acadêmico em educação. Os dispositivos de pesquisa apresentados ao longo deste texto se articulam com as perspectivas teóricas em torno da filosofia da diferença, com destaque para os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari e, por conseguinte, do devir e do plano de imanência como potências afirmativas a partir das quais se torna possível apostar em um plano comum da pesquisa, ampliando o sentido da participação coletiva. Argumenta em favor da cartografia como um exercício de pensar rizomaticamente, de estabelecer conexões como agenciamentos coletivos e do movimento criativo e inventivo como possibilidade para criação de um plano de imanência articulado com os processos de transversalidade (Guattari, 2004), da implicação (Passos; Eirado, 2009) e nos modos de “fazer com” (Alvarez; Passos, 2009).

Abstract:

The goal of this text is to present the potential of educational research in conjunction with the cartographic methodological design experienced during the course of an academic master's degree in education. The research devices presented throughout this text are articulated with the theoretical perspectives around the philosophy of difference, with emphasis on the studies of Gilles Deleuze and Félix Guattari and, consequently, of becoming and the plan of immanence as affirmative powers from which it becomes possible to bet on a common plane of research, broadening the sense of collective participation. It argues in favor of cartography as an exercise in thinking rhizomatically, of establishing connections as collective agencies and of creative and inventive movement as a possibility for creating a plan of immanence articulated with the processes of transversality (Guattari, 2004), of implication (Passos; Eirado, 2009) and in the ways of "doing with" (Alvarez; Passos, 2009).

Keywords: Research in Education; Cartographic Research; Becoming; Plan of Immanence

ISSN: 1982-596X

DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72766

Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/72766

Palavras-Chave: Pesquisa em Educação, Pesquisa Cartográfica, Devir, Plano de Imanência

Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.