POLITZER, LAPLANCHE E FREUD: o problema do conflito psíquico
Vol. 06, N. 10 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Munique Gaio Filla
Resumo:
Neste artigo, proponho a retomada da leitura de Politzer sobre a psicanálise freudiana, à luz de certas objeções de Laplanche expostas no estudo desenvolvido com Leclaire, apresentado pela primeira vez no Colóquio de Bonneval em 1960, tomando como fio condutor o problema do conflito psíquico. Como preparação para o percurso a ser traçado, retomarei a concepção de conflito psíquico em textos fundacionais da teoria freudiana. Na sequência, apresentarei as diretrizes gerais da psicologia concreta e sua hipótese para explicação do sonho, considerando a diferença em relação à hipótese freudiana da distorção do conteúdo manifesto a partir do conteúdo latente. Por fim, destacarei da réplica de Laplanche o argumento de que a posição de Politzer quanto ao problema do sonho tem como consequência o enfraquecimento do conflito, o que coloca em risco a própria singularidade da psicanálise, se consideramos o caráter indispensável dessa noção para a sustentação de seu edifício.
Abstract:
In this article, I propose resuming Politzer's reading of Freudian psychoanalysis, in light of certain objections by Laplanche exposed in the study developed with Leclaire, first presented at the Bonneval Colloquium in 1960, taking the problem of psychic conflict as the common thread. In preparation for the path to be traced, I will return to the concept of psychic conflict in foundational texts of Freudian theory. Next, I will present the general guidelines of concrete psychology and its hypothesis for explaining the dream, considering the differences in relation to the Freudian hypothesis of the distortion of manifest content from latent content. Finally, I will detach from Laplanche's reply the argument that Politzer's position on the dream problem results in the fading of the conflict, which puts at risk the uniqueness itself of psychoanalysis, if we consider the indispensable character of this notion for support its building.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13083
Palavras-Chave: Politzer. Freud. Laplanche. Conflito psíquico. Sonho.
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.