METODOLOGIA PARA A RECEPÇÃO FILOSÓFICA: o caso Nietzsche como exemplo
Vol. 06, N. 10 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Geraldo Dias; Ivo da Silva Júnior
Resumo:
O objetivo deste artigo é o de contribuir para delinear, mesmo que em linhas gerais, uma metodologia para o trabalho de recepção filosófica, haja vista não haver balizas consensuais para esse tipo abordagem. Como forma de nos certificarmos da adequação da metodologia proposta, num primeiro momento analisamos dois textos em que ocorrem a recepção da filosofia de Nietzsche, um de autoria de Evaristo Morais Filho, e outro de Antonio Candido. Num segundo momento, procuramos, tendo por base os dois textos analisados, explicitar e detalhar as balizas metodológicas que usamos nas análises precedentes. Por fim, enfatizamos aquilo que consideramos ser o objetivo principal de um trabalho de recepção filosófica.
Abstract:
This article aims to contribute to outline, even if in general lines, a methodology for the work of philosophical reception, since there are no consensual guidelines for this type of approach. As a way of making sure the adequacy of the proposed methodology, at first, we analyzed two texts in which the reception of Nietzsche's philosophy occurs, one by Evaristo Morais Filho and the other by Antonio Candido. In the second moment, we tried, based on the two proportional texts, to explain and take advantage of the methodological points that they have in the previous analysis. Finally, we emphasize what you consider to be the main objective of a work of philosophical reception.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13099
Palavras-Chave: Nietzsche. Recepção filosófica. Metodologia. Antonio Candido. Evaristo de Morais Filho.
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.