ADOECIMENTOS PSÍQUICOS E ESTRATÉGIAS DE CURA: MATRIZES E MODELOS EM PSICANÁLISE - de Luis Claudio Figueiredo e Nelson Ernesto Coelho Junior

Vol. 06, N. 10 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Wilson Franco

Resumo:

Figueiredo e Coelho Junior apresentam uma topografia das matrizes e modelos clínicos operativos no campo psicanalítico. Sua topografia delineia três “matrizes” principais – freudo-kleiniana, ferencziana e “transmatricial” – cada uma das quais se manifesta de forma prevalente nos “modelos” avançados por autores de destaque em seus respectivos campos. Mais do que essa “topografia”, no que ela tem de contribuição para o estudo da situação contemporânea da psicanálise, e mais do que um estudo panorâmico no horizonte da teoria da técnica, parece interessar aos autores a sistematização das características fundamentais da “psicanálise contemporânea transmatricial”, nitidamente o foco de seus interesses e ponto de posicionamento peculiar deles enquanto psicanalistas.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13035

Palavras-Chave: Adoecimento Psíquico. Estratégia de Cura. Matrizes e modelos. Psicanálise.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.