O FETICHISMO DA FORMA EQUIVALENTE E DA FORMA DINHEIRO NO CAPÍTULO PRIMEIRO DE ?O CAPITAL? DE KARL MARX

Vol. 06, N. 11 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Lorraine Marie Farias de Araújo; Artur Bispo dos Santos Neto

Resumo:

Neste texto procurar-se-á elucidar o fundamento e a manifestação do fetichismo da mercadoria conforme o capítulo primeiro de O capital de Karl Marx. O processo de constituição da relação entre a forma relativa do valor e a forma de equivalente culmina na cidadania universal da forma-dinheiro. A forma equivalente passa por um movimento sucessivo de metamorfoses que culmina no fetichismo do dinheiro. O fetichismo do dinheiro é precedido pelo fetichismo da forma equivalente, que muda de pele e se torna o equivalente universal de todas as mercadorias. O hieróglifo social que tem como cerne a mercadoria é desvelado a partir da análise do seu movimento interno em meio à relação social baseada no sistema do capital. Para operar a investigação crítica da anatomia do fetichismo da mercadoria e do dinheiro, recorrer-se-á aos empréstimos da investigação apresentada por Jadir Antunes no artigo “Marx e o fetiche da mercadoria dinheiro”.

Abstract:

Throughout this text we will try to elucidate the basis and the manifestation of the fetishism of the commodity as it appears in the first chapter of Capital. The process of constituting the relationship between the relative form of value and the equivalent form culminates in the universal citizenship of the money form. The equivalent form goes through a successive movement of metamorphoses that culminates in the fetishism of money. The fetishism of money is preceded by fetishism in the equivalent form that sheds its skin and becomes the universal equivalent of all commodities. Thus, the social hieroglyph whose core is the commodity is unveiled from the analysis of its internal movement in the midst of the social relationship based on the system of capital. To operate the critical investigation of the anatomy of the fetishism of merchandise and money, the research loans presented by Jadir Antunes in his article, “Marx and the fetish of the money merchandise”, will be used.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12508

Palavras-Chave: Mercadoria. Dinheiro. Fetichismo. Capital.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.