FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E A DEFESA DA DEMOCRACIA: considerações a partir de Martha Nussbaum

Vol. 06, N. 11 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Nelsi Kistemacher Welter

Resumo:

No artigo a seguir, expõe-se o pensamento da filósofa Martha Nussbaum, sobretudo seu intransigente posicionamento de que a educação tem por tarefa básica a formação de cidadãos responsáveis por defender a democracia, ao mesmo tempo que se compreendam como cidadãos do mundo. O objetivo é investigar tais conceitos, buscando compreender de que modo a educação pode contribuir para tal intento. A obra básica analisada é o livro Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades, defendida aqui como um importante material para acessar conceitos teórico-filosóficos relevantes, ao mesmo tempo que se constitui num recurso para o diálogo com um público para além da academia, o que de modo algum atenua sua importância.

Abstract:

In the following article, the philosopher Martha Nussbaum’s thought is exposed, mainly his uncompromising positioning that education has as its basic task the formation of citizens responsible for defending the democracy, at the same time, that they undestand themselves as citizens of the world. The objective here is to investigate such concepts, seeking to understand how education can contribute to this intent. The basic work analysed is the book Not for Profit: Why Democracy Needs The Humanities, defended here as an important material to access relevant theoretical-philosophical concepts, at the same time that it constitutes a resource for dialogue with a public beyond the academy, which in no way attenuates its importance.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12831

Palavras-Chave: Democracia. Educação Democrática. Cidadania Responsável. Humanidades.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.