A FILOSOFIA NO DIVÃ: as contribuições da psicanálise para a superação do solipsismo filosófico pela filosofia da linguagem
Vol. 06, N. Especial (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Anna Carolina Velozo Nader Temporão
Resumo:
O presente trabalho busca mostrar como o destaque dado ao inconsciente pela psicanálise auxiliou os filósofos da linguagem contemporânea a conceberem uma nova matriz da linguagem antes não considerada, referente à sua função ontológica, e como esse reconhecimento possibilitou uma resposta mais eficiente da filosofia da linguagem ao velho problema do solipsismo. Para fins propedêuticos da tese central, propõe-se uma nova caracterização do conceito e da experiência da linguagem a partir de quatro diferentes dimensões ou funções da linguagem, referentes às funções representativa, comunicativa, existencial e ontológica. Defendemos que a quarta função reflete um deslocamento, dentro da filosofia da linguagem, do enfoque que antes era dado à subjetividade para uma intersubjetividade, dotada de um status ontológico capaz de definir as subjetividades e os papéis dos sujeitos inseridos na ordem social.
Abstract:
This paper aims to show how the highlights given to the unconscious by psychoanalysis studies at the beginning of the 20th century helped contemporary language philosophers to conceive a new matrix of language not considered before. We argue that this new matrix, the ontological function, has enabled a more efficient answer by contemporary language philosophers to the old problem of solipsism. For propaedeutic purposes of the central thesis, a new characterization of the concept and experience of language is proposed, based on its four functions: representative, communicative, existential, and ontological. We argue that the fourth function reflects a shift, within the philosophy of language, from the focus that was previously given to subjectivity to an intersubjectivity, endowed with an ontological status capable of defining the subjectivities and roles of subjects inserted in the social order.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13120
Palavras-Chave: História da filosofia, Filosofia da linguagem., Psicanálise.
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.