A PSICOLOGIA DO INDIVÍDUO EM FREUD E O APOLÍNEO-DIONISÍACO EM NIETZSCHE

Vol. 06, N. Especial (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Fernanda Silveira Corrêa

Resumo:

Neste artigo propomos uma análise da psicologia do indivíduo, quer dizer, da psicologia do pai primitivo freudiano, a partir dos conceitos apolíneo-dionisíaco de Nietzsche, desenvolvidos em O nascimento da tragédia. Para isso, em primeiro lugar analisamos a relação do jovem universitário Freud com seus amigos próximos, que eram “admiradores ardentes” de Nietzsche, em Viena, apontando a impossibilidade de Freud não conhecer esse primeiro texto publicado de Nietzsche. Propomos uma relação entre o princípio da individuação e o quebramento da individuação, o apolíneo e o dionisíaco, na poesia lírica e na tragédia de O nascimento da tragédia, com as imagens do objeto desiderativo e de movimento do Projeto de uma psicologia, o desejo inconsciente/força motriz do sonho e o próprio sonho, e por fim, as fases da constituição da psicologia do pai primitivo de Visão geral das neuroses de transferência.

Abstract:

In this paper we propose an analysis of individual psychology, that is, the psychology of the Freudian primitive father, from the apollonian-dionysian concepts of Nietzsche developed in The Birth of Tragedy. For this, firstly  we analyze the relationship of the young university student Freud with his close friends who were "ardent admirers" of Nietzsche in Vienna, pointing to the impossibility of Freud not knowing Nietzsche’s  first published text. We propose a relation between the individuation principle and the breaking of individuation, the apollinic and the dionysian, in lyric poetry and in tragedy, from The Birth of Tragedy, with the images of the desiderative object and of movement from Project of a Psychology, the unconscious desire/driving force of the dream and the dream itself and, finally, the phases of the constitution of the primitive father´s psychology from Overview of Transference Neuroses.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13160

Palavras-Chave: Pai Primitivo. Apolíneo-dionisíaco. Freud. Nietzsche. Imagens Desiderativas.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.