ESCREVER A HISTÓRIA DA PSICANÁLISE: o problema do contexto
Vol. 06, N. Especial (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Andreas Mayer; Gabriel Azevedo Leite; Caio Padovan
Resumo:
Partimos da antinomia entre psicanálise e historiografia que modelou e dividiu amplamente o campo da história da psicanálise. De acordo com vários autores, a contextualização histórica da psicanálise implantaria uma força crítica ao relacionar suas teorias e técnicas a outras realidades (sociais, econômicas, culturais). No entanto, tais abordagens correm o risco de reduzir ou de perder a especificidade de seu objeto. Como alternativas, discutimos os trabalhos de C. Ginzburg, J. Forrester e A. Davidson, que propuseram inscrever a psicanálise freudiana em um programa de epistemologia das ciências humanas. Retomamos alguns de seus questionamentos a fim de propor uma concepção de contextualização combinada a uma sociologia do movimento psicanalítico e uma antropologia dos dispositivos e das práticas epistêmicas e terapêuticas. Dito de outro modo, trata-se de articular o que chamamos de uma “história coletiva” e de uma “história concreta” da psicanálise.
Abstract:
This paper takes as its point of departure the opposition between psychoanalysis and historiography that has modelled and in large part divided the history of psychoanalysis. Many authors argue that the historical contextualisation of psychoanalysis deploys a critical force by relating its theories and techniques to other (social, economic and cultural) realities. However, such approches risk to reduce or to miss the specificity of their object. As potential alternatives, we discuss the work of C. Ginzburg, J. Forrester and A. Davidson, who have suggested situating Freudian psychoanalysis in an epistemology of the human sciences. We take up some of their interrogations so as to put forward a vision of contextualisation combining a sociology of the psychoanalytical movement and an anthropology of epistemic and therapeutic approaches and practices. In other words, the article aims to articulate what we term a “collective history” and a “concrete history” of psychoanalysis.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/14593
Palavras-Chave: Psicanálise. História. Historiografia. Epistemologia histórica. Sociologia do movimento psicanalítico.
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.