FORMATION AND EROS

Vol. 07, N. 12 (2022) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Paula Furtado Goulart

Resumo:

This paper aims to present the concept of alterity and its implications both in Gadamer’s perspective, especially, regarding the concept of formation and in Han’s thought bearing in mind the concept of Eros and the dichotomy between positivity/negativity, a central theme in “The Agony of Eros”. Based on the analysis of the concepts of alterity, it will be possible to recognize how and to what extent they are convergent and complementary, but also distinct, thoughts. That’s the reason why this article will be divided into two parts. The first one will focus on showing the context in which alterity appears in “Truth and Method” (TM), related to the concept of formation, memory, and sciences of the spirit. The second part presents alterity as the pole of negativity, of the difference, of the pain inherent to our human experience. According to Han, alterity as one of the manifestations of negativity has been slyly annihilated by the massive use of new communication technologies. After going through the two parts, it will be possible for us to see the relations between the approaches of the two authors, who share as a common horizon Heidegger's and Hegel's thought.

Abstract:

Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de alteridade e as suas implicações tanto na perspectiva de Gadamer, especialmente no que diz respeito ao conceito de formação, como no pensamento de Han, tendo em mente o conceito de Eros e a dicotomia entre positividade/negatividade, tema central em "A Agonia de Eros". Com base na análise dos conceitos de alteridade, será possível reconhecer como e em que medida ambas as acepções são convergentes e complementares, mas também que fazem parte de abordagens filosóficas distintas. Esta é a razão pela qual este artigo será dividido em duas partes. A primeira mostrará o contexto em que a alteridade aparece em “Verdade e Método” (VM), relacionada com o conceito de formação, memória, e ciências do espírito. A segunda parte apresenta a alteridade como o polo da negatividade, da diferença, da dor inerente à nossa experiência humana. De acordo com Han, a alteridade, como uma manifestação da negatividade, tem sido sub-repticiamente aniquilada pelo uso massivo das novas tecnologias de comunicação. Após as duas exposições sobre o conceito de alteridade, nos será possível enxergar as relações entre as abordagens dos dois autores, que partilham como horizonte comum especialmente o pensamento de Heidegger e de Hegel.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/15230

Palavras-Chave: Alterity. Byung-Chul Han. Eros. Formation (Bildung). Gadamer.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.