DEMOCRACIA E MISÉRIA: sobre a filosofia de Tocqueville, organizado por Helena Esser dos Reis
Vol. 07, N. 12 (2022) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Política. Miséria. Democracia. Desigualdade Social. Tocqueville.
Resumo:
Autor do clássico A democracia na América, o pensador francês Alexis de Tocqueville (1805-1859) também se revelou um analista refinado da questão social, em dois ensaios que escreveu sobre a questão do pauperismo, entre os anos de 1835 e 1837. Ambos os textos, que permaneciam praticamente inéditos no Brasil, ganharam uma tradução da professora Helena Esser dos Reis (UFG), no livro Democracia e miséria (Almedina Brasil, 2020), que também traz uma série de seis ensaios de intérpretes renomados da obra do autor. A obra em questão não só ilumina aspectos ainda poucos investigados no pensamento tocquevilliano, como também representa uma grande contribuição para o atualíssimo debate sobre o problema da miséria e da desigualdade social.
Abstract:
Author of the classic Democracy in America, the French thinker Alexis de Tocqueville (1805-1859) also revealed himself to be a refined analyst of the social question, in two essays he wrote on the question of pauperism, between 1835 and 1837. These texts, which remained practically unpublished in Brazil, were translated by Professor Helena Esser dos Reis (UFG), in the book Democracy and Misery (Almedina Brasil, 2020), which also contains a series of six essays by renowned interpreters of the author's work. The work in question not only sheds light on aspects still little investigated in Tocquevillian thought, but also represents a great contribution to the current debate on the problem of poverty and social inequality.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/14579
Palavras-Chave: Política. Miséria. Democracia. Desigualdade Social. Tocqueville.
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.