O SÓCRATES DE O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA - o início e a transmutação da cultura teórica
Vol. 02, N. 02 (2017) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Wilson Antonio Frezzatti Jr.
Resumo:
Se o Zaratustra nietzschiano é a personagem que vai superar a metafísica e suas dualidades de opostos absolutos, especialmente a dualidade Bem-Mal, criada pelo Zaratustra histórico, o Sócrates musicante é a personagem que vai superar o pensamento racional e moral inaugurado pelo filósofo Sócrates, o Sócrates moribundo, decadente e condenado à morte pela polis. O objetivo deste artigo é investigar o desenvolvimento da personagem Sócrates de destruidor da cultura trágica grega e fundador da cultura teórica europeia a criador de uma nova sabedoria trágica. Trata-se também de entender como Nietzsche articula arte, conhecimento científico e filosofia em seu pensamento.
Abstract:
If the Nietzschean Zarathustra is the type who will overcome the metaphysics and its dualities of absolute opposites, especially the duality Good-Evil, created by historical Zarathustra, the music-making Socrates is the type who will overcome the rational and moral thinking established by the philosopher Socrates, the dying Socrates, condemned to death by the polis. The aim of this article is to examine the development of Socrates' type from the destroyer of the Greek tragic culture and the founder of European theoretical culture into the creator of a new tragic wisdom. It is also about to search how Nietzsche interrelates art, scientific knowledge, and philosophy in his thought.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/4338
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