O CAPITAL DE MARX NO INTERIOR DA LONGA TRADIÇÃO DIALÉTICA
Vol. 02, N. 03 (2017) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Fernando Frota Dillenburg
Resumo:
O presente artigo procura estabelecer uma relação entre O Capital, de Marx, os Diálogos, de Platão, e a obra de Lênin, tendo como fio condutor o método dialético aplicado pelos três autores. A semelhança encontrada é no movimento de ascensos e descensos (no plural) realizado por aqueles que já percorreram o caminho até a essência da realidade e precisam retornar (descer) aos seus antigos colegas para contribuir com o ascenso destes.
Abstract:
This article seeks to make a connection among The Capital, by Marx, Dialogues, by Plato, and Lenin’s work by means of the dialectic method applied by these three authors. The similarity we have found among them refers to the movement of ascents and descents made by those who have already gathered way towards the gist of realilty and need to return (descend) to their former partners in order to contribute with the ascent of them.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/5472
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.