ENSAIOS NO FEMININO

Vol. 03, N. 04 (2018) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Ester Maria Dreher Heuser

Resumo:

Em seu Ensaios no feminino, Marta Nunes da Costa ensaia sobre uma ausência na Filosofia e busca compreendê-la: a ausência das mulheres. Nessa busca, Nunes da Costa se encontra com categorias específicas, as mesmas que os movimentos feministas encontram em outros espaços culturais e sociais, naquilo que se refere às mulheres. Trata-se das categorias de invisibilidade; patriarcado; violência e desigualdade. Dá a ver que a Filosofia não é um campo assim tão distinto dos demais, como se gostaria de supor, afinal trata-se de um espaço de suposto uso da razão esclarecida. São ensaios que repensam e reconstroem criticamente nossa herança filosófica, social e política e que questionam: por que, apesar de os movimentos feministas que alcançaram reconhecimento pela dignidade das mulheres, as mulheres-filósofas ainda estão nas margens da discussão filosófica dominante?

Abstract:

In her Essays on the feminine, Marta Nunes da Costa rehearses about an absence in Philosophy and seeks to understand it: the absence of women. In this search, Nunes da Costa meets with specific categories, the same that feminist movements find in other cultural and social spaces, in what refers to women. These are the categories of invisibility; patriarchy; violence and inequality. It is clear that philosophy is not such a distinct field from others, as one would like to suppose, after all it is a space of supposed use of enlightened reason. These are essays that critically rethink and reconstruct our philosophical, social and political heritage and question: why, despite the feminist movements that have achieved recognition for the dignity of women, Are women-philosophers still on the margins of the dominant philosophical discussion?

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/6674

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.