COMO NÃO TRADUZIR MARX
Vol. 03, N. 05 (2018) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Friedrich Engels; Hyury Pinheiro
Resumo:
Tradução de artigo de Friedrich Engels escrito em inglês para a revista The Commonwealth, onde foi publicado em novembro de 1885. O objeto desse artigo é uma tradução parcial do livro I de O Capital, de Karl Marx, feita por Henry Hyndman, sob o pseudônimo de John Broadhouse. Tal tradução é criticada por Engels ao longo do artigo na medida em que ela teria não só se afastado do sentido preciso das formulações marxianas, mas também levaria a uma interpretação errônea da teoria do valor de Marx.
Abstract:
Translation of an article by Friedrich Engels written in English for The Commonwealth, which was published in November 1885. The object of this article is a partial translation of Karl Marx’s Book I of Capital by Henry Hyndman under the pseudonym John Broadhouse. Such a translation is criticized by Engels throughout the article in that it would not only have moved away from the precise meaning of Marxian formulations, but would also lead to an erroneous interpretation of Marx’s theory of value.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/7480
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.